quinta-feira, 2 de maio de 2013

"Aconteça o que acontecer, DESFRUTE."



Honra mesmo é inaugurar esse blog tão fofo e falando de um dos meus assuntos preferidos: maternidade. Bom gente, eu me chamo Vanessa, tenho 24 anos e sou mãe do Pedro (2 anos e 10 meses) e da Lívia (10 meses). Fiquei pensando em muitas coisas pra falar aqui e é realmente difícil escolher um tema só, mas vamos lá! Quem já ouviu aquelas mães que dizem: "Ah, meu filho sempre fez isso e nunca morreu" ...peraí, é isso que queremos para os nosso filhos? Que eles sobrevivam? Hã hã, algo errado! Eu quero que meus filhos tenham e vivam o que há de melhor nessa vida, SEMPRE! Daí entra aquele assunto que a gente leva numa boa, mas que nem sempre é tão "sussa" assim. Já pensaram no tempo que dedicam aos seus filhos? Tempo mesmo, sem ser a hora do banho, da comida, de por na cama, limpar a sujeira...o tempo que a gente senta com eles e presta cem por cento de atenção no que eles estão fazendo ou querendo nos dizer? Já pensaram na benção que o Pai Celeste nos proporcionou nos dando eles de presente para que cuidemos e eduquemos esses serzinhos? Uma das edições da revista Época do mês de outubro do ano passado (se não me engano) traz um tema interessante! Fala sobre filhos e felicidade, pq nem sempre a maternidade/paternidade é feliz, já que os filhos deveriam traze-la de graça pra gente. Eu li alguns trechos que disponibilizam no site e passei dias pensando nisso. Nós aqui em casa somos provas vivas de pais que não tem mesmo uma vida social ativa, primeiro pq nunca " confiamos" em alguém pra deixar nossos filhos e também pq nunca quisemos incomodar as pessoas ao nosso redor com a carga de ter que cuidar dos nossos filhos, já que eles são nossos. Eu não tenho nada contra quem deixa seus filhos com avós , amigos, vizinhos pra viajar ou sair, muito pelo contrario, acho que essas pessoas são sortudas de terem alguém em quem confiam pra deixar seus pequenos, mas o ponto que não me entra na cabeça, é alguém se achar infeliz sendo pai ou mãe. A matéria fala sobre o ponto em que algumas "infelicadades" da maternidade devem sim ser faladas sem medo de parecermos cruéis ao contar como tudo é de verdade! Nos tornarmos pais ou mães realmente dá muito trabalho, as vezes nos sentimos frustrados por perdermos viagens, festas, casamentos...mas o que quero que as pessoas enxerguem, é que em qualquer escolha da vida nós sabemos que não vai existir a plena felicidade o tempo inteiro. Num emprego novo, numa mudança de casa, numa faculdade, num casamento....ser pai e mãe é a mesma coisa! Claro que sinto saudade de pegar um cinema as vezes, ou de fazer um carinho na mão do meu marido enquanto jantamos em lugar especial, de andar no banco da frente do carro (eba, agora eu ando), mas dentro de mim eu aprendi a ser paciente e saber que um dia muito próximo nós teremos nossa vida de recém casados de volta e vai ser de uma maneira ainda mais pura e tranqüila, pois saberemos que já fizemos nossa parte como pais -agora é só aproveitarmos um ao outro, servir mais arduamente na igreja e cuidar dos nossos estudos e conhecimentos terrenos. Enquanto isso a gente faz cinema em casa enquanto eles dormem, um churrasquinho com os amigos as vezes, noites familiares...as minhas noites da esposa são regadas muitas vezes a cachorro quente e o meu marido fazendo minha unha...não tem felicidade maior pra mim. E as pessoas que passam 95% do tempo da maternidade/paternidade se sentindo frustradas por estarem perdendo algo, como o seu programa de TV favorito, ou mesmo sua noite inteira de sono, precisam entender que o problema não é a criança, é ELA! As coisas quebram mesmo, os programas a gente baixa na internet depois, a louça e o quintal podem esperar..nós seremos pais e mães para sempre! Esse tempo que temos com nossos filhos agora é limitado, já já passa! Outra coisa que me "incomoda" é a disputa que algumas mães gostam de fazer ao comparar os filhos delas com os nossos, já reparam? "Puxa, ele ainda mama leite na mamadeira? / Com esse tamanhão usando fralda?/ Como assim ainda não foi ora escolinha? / Chupando chupeta ou dedo ainda?" ...gente, PARA TUDO! Nossos filhos terão muito tempo ainda pra serem adultos, deixa eles serem bebes enquanto podem...essas coisas não afetarão em NADA o caráter ou personalidade deles! Paremos de reclamar, aproveitemos ao máximo nossos filhos! Eu não quero ser aquela mãe velha e amargurada no futuro me perguntando pq meus filhos cresceram tão rápido! Eles dão trabalho sim, sugam MUITO da gente, nos deixam mais velhas, o corpo nunca mais será o mesmo...mas pra que viemos mesmo nessa Terra? Ser mãe é oportunidade ÚNICA minhas amigas, que benção! Eles nos trazem um amadurecimento, muitas vezes brutal, mas que não teríamos em qualquer outra época da vida ou lugar."Aconteça o que acontecer, DESFRUTE."Vanessa Moeller.

5 comentários:

  1. ameei Nessa! :) voce sempre escrevendo super bem e se expressando melhor ainda!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu amei...não conheço vc, mas vc falou coisas que muitas vezes nós mães precisamos ouvir,obrigada por compartilhar!!

    ResponderExcluir
  3. Falou tudo Nessa! Pra mim não tem coisa melhor do que ser mãe, e como eu amo não precisar trabalhar todos os dias(só as vezes rsrs) e poder acompanhar cada fase, cada gracinha e poder deixar as outras coisas de lado pra cuidar e brincar com a minha filha... Sei que isso faz toda diferença. Obrigada por suas palavras.

    ResponderExcluir
  4. Adoreiii Vanessa, parabéns! A Maternidade muda tudo, completamente! *-* Sim, deixamos de falar muitas coisas (como sair sozinha com marido e sentar na frente dentro do carro ~ e que saudade disso heheheh) Mas é isso mesmo! Dá pra conciliar e realmente depois (daqui há anos), ver que fizemos um ótimo trabalho e curtir a vida de casada de novo rs! Parabéns pelo texto! Bjos Nádia

    ResponderExcluir