terça-feira, 4 de junho de 2013

A caixa de papelão e o bebê



A gravidez é um sonho para um número infindável de mulheres. Assim que descobrem que existe um serzinho crescendo na barriga, iniciam-se os preparativos para a chegada do bebê, por mais longa que seja a espera, todas querem estar preparadas para tudo.

Um dos cuidados das mamães é o berço. Pois agora pouco, estava zapeando pela internet e descobri, assim por acaso, que na Finlândia os bebês dormem em caixas de papelão. Mas por quê?

 
Por 75 anos, as mulheres grávidas recebem essas caixas do governo, junto com a caixa ainda ganham macacões quentes, roupas para o ar livre, produtos para o banho, fraldas, cobertores e um colchão pequeno, com o colchão na parte inferior, a caixa torna-se a primeira cama do bebê. Muitas crianças têm seu primeiro cochilo dentro da segurança oferecida por paredes de papelão. 

Muitos argumentam que esta política tem ajudado o país nórdico a reduzir a taxa de mortalidade infantil, já que o país tem uma das taxas mais baixas do mundo, embora quando a prática começou a história fosse outra.  Esta tradição nasceu em 1938, no início, era apenas para as famílias de baixa renda, algo que mudou em 1949.

As mães podem optar por receber o presente ou receber o valor em dinheiro (cerca de US$ 214), mas 95% optam pela caixa, pois seu valor é muito maior. Todas as grávidas recebem, mas elas só têm direito se fizerem o pré-natal e começarem antes dos quatro meses de gestação, esse é o único pré-requisito. Ou seja, não adianta chegar lá com um barrigão e pedir uma caixinha... E as cores costumam ser neutras, para não ter problemas com relação ao sexo do bebê.

É uma tradição que remonta ao início dos anos 30 e procura dar a todas as crianças finlandesas, independentemente do status social, um bom começo na vida.

 
Legal, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário