quinta-feira, 18 de julho de 2013

Pequenos Viajantes- Dicas By Nitta


Julho: época de férias, passeios e Viagens!  Mas qual o momento certo de viajar com os pequenos? Como enfrentar mais essa aventura de avião?
Existem muitas literaturas com dicas, conselhos e regras. Diante de tantas informações podemos ficar confusas de qual o melhor momento , a duração e a frequência das viagens com nossos filhos. Por isso,  gostaria de compartilhar algumas dicas de viagens baseado na minha própria experiência de mamãe mochileira.
Quando a minha filha, Ingrid, tinha 7 meses , precisei fazer uma viagem a trabalho para a Holanda. Como eu ainda amamentava, decidimos levá-la nessa aventura. Uma logística especial foi preparada . Um grande dilema que passei na época era como ficar com ela por quase 10 horas dentro do avião. Muitos medos e mitos vieram na minha cabeça. Já tínhamos feito pequenas viagens de carro, inclusive aos 3 meses até em sítio ela já havia dormido. Mas o que me preocupava era que logo na primeira viagem de avião dela cruzaríamos o Atlântico. Conversei com a minha “super pediatra” , sim ela tem poderes!  E muitas das dicas que recebemos caiu como uma luva nessa nova situação em que nos encontrávamos. Depois dessa experiência, vimos que era possível e iniciamos muitas outras aventuras de avião!
A iniciação: A primeira vez a gente nunca esquece!
A primeira viagem com o bebê é um momento muito importante para a família. Muitos especialistas dizem que a partir do 1º  mês de vida o bebê pode viajar de avião, outros afirmam que depois dos 6 meses é o ideal. As companhias áreas aceitam crianças que tenham, no mínimo, 7 dias de vida. Porém, médicos sugerem que esse prazo seja ainda maior para evitar o contágio de doenças.  Cada família tem um jeito e pode definir esse momento sem colocar em risco a saúde da criança levando em conta alguns aspectos:
1)      Consultar sempre o pediatra antes da viagem. Crianças com doenças crônicas necessitam de uma liberação clínica.
2)      Não podemos esquecer que os bebês tem uma imunidade “em construção por isso é preciso avaliar muito bem o destino escolhido, a época do ano, as doenças existentes e os possíveis perigos;
3)      Levar em conta a personalidade de cada criança e adaptabilidade em lugares estranhos.
4)      Verificar se todas vacinas estão em dia e se existe alguma vacina indicada para o seu destino. Por exemplo, existem lugares que é preciso tomar a vacina da febre amarela com pelo menos 20 dias antes da viagem.
5)      Não escolher lugares com o clima muito diferente do que o bebê está acostumado para evitar possíveis resfriados .
Do meu ponto de vista , o ideal é que a primeira viagem de avião seja adiada até o bebê já ter tomado a primeira dose das principais vacinas, aumentando assim a proteção. Porém conheço casos de mamães que viajam com seus anjinhos desde os 3 meses e nunca tiveram problemas. Mais uma vez , cada caso é um caso!

Pré-Viagem- Arrumando as Malas
Esse é um quesito bem difícil pois a mamãe precisa ser prática e ao mesmo tempo pensar em todas as variáveis durante a viagem. As roupas devem ser adequadas ao clima local , lembrando que, um casaco, uma touca e uma manta são indispensável seja em qualquer clima, pois mesmo em lugares quentes ás vezes o tempo  pode mudar
Faça uma lista das coisas que precisa e depois elimine uma a uma. Desse modo não vai esquecer nada. Você pode deixar um modelo dessa lista pronta, assim nas próximas viagens é só segui-la e adaptá-la conforme o destino.
Normalmente , despacho uma mala grande com as roupas, cobertor, fralda, kit higiene, toalha e banheira! Sim temos uma banheira dobrável que é muito útil em viagens. Se o bebe já tomar banho de chuveiro não tem com o que se preocupar mas se esse não for seu caso, vale levar uma banheira  ou mini piscina infantil inflável, pois elas não ocupam espaço e são úteis na hora do banho. A maioria dos hotéis não dispõem de banheira.
Na mala de mão organizo vários pequenos kits. Coloco um kit com remédios, kit comida (papinha,frutas,água , leite, bolacha, etc), kit fralda , kit brinquedos ( escolha os brinquedos favoritos), 2 trocas de roupa, chupetas, cobertor, uma blusa de frio, babador, panos de bocas e fraldas de pano nunca são demais.
Durante a viagem
Procuramos chegar cedo ao aeroporto e ao fazer o check-in pedimos a disponibilidade dos assentos na frente. Nesses assentos é possível solicitar um berço, mas verifique o peso e tamanho indicado pela Cia Aérea. Caso não seja possível os assentos da frente,  prefira sempre o meio/corredor pois durante a viagem podemos levantar varias vezes para as trocas do nosso bebê.
Antes de embarcar,  troco a fralda e separo a mamadeira para oferecer durante a decolagem. Eu sempre coloco uma fralda noturna e somente troco durante o vôo se for realmente necessário. Procuro deixar ela bem livre e faço tudo para evitar que durma antes de embarcar. Desse modo, ao tomar a mamadeira ela acaba dormindo logo no inicio, não estranhando o ambiente.
Algumas coisas que funcionam:
·       Para bebês de colo o “sling e canguru possibilitam as mamães ficarem com os braços livres . Para as que já andam pode ser usado um carrinho leve tipo guarda-chuva.
·       Para evitar dor de ouvido no pequeno durante a decolagem e aterrissagem dar uma chupeta, mamadeira ou leite materno.
·       Ofereça bastante líquido ao longo da viagem, de preferencia água ou leite materno.
·       Durante a viagem não mostre todos os brinquedos de uma só vez senão a criança enjoa.
·       Siga a rotina de alimentação independente do fuso durante o vôo.
·       Leve livrinhos , papel e caneta
·       Joguinhos de celulares e vídeos infantis são muito eficazes .
·       Para Võos rápidos basta apenas uma troca de roupa na mala de mão e não é necessário tantos brinquedos.
·       Tenha Álcool gel sempre a mão!
Toda viagem é um aventura gostosa e divertida! Nossa filha viaja bastante e está acostumada a tudo. Ela adora dar “tchau” para o avião , conversar e sorrir para todos. Muitos nos perguntam o que fazemos pois ela se comporta muito bem a bordo. Ficamos tranquilos e aproveitamos cada momento! Uma viagem é um sonho se realizando e fazemos disso uma verdade em nossa família! Alegre, divertida, animada, diposta e feliz...assim é nossa pequena viajante !

Por Deborah Nitta

Um comentário:

  1. Perfeito! Me ajudo muito,agora so torcer para que minha filha desfrute o voo.

    ResponderExcluir