quarta-feira, 22 de maio de 2013

Leite para você, vida para o bebê



Você sabia? No dia 19 de maio, o Brasil e as nações que hoje investem nos bancos de leite comemoram o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, evento comemorado hoje, junto com o lançamento da campanha nacional “Doe leite materno e ajude a mudar o futuro de muitas crianças”. A nova campanha será estrelada por dois personagens de uma história real: Ilza Pereira e João Marcello Bôscoli, filho da cantora Elis Regina. Há 42 anos, Ilza doou seu leite para João Marcelo. Olha aí:



Mas muitas mulheres até querem doar, mas tem dúvidas de como fazê-lo. Então, primeiro procure a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), uma das maiores e mais complexas do mundo, sendo composta por 211 BLHs em operação espalhadas pelo Brasil.

Por ano, no Brasil, mais de 160 mil litros de leite humano pasteurizado com qualidade certificada são distribuídos a mais de 175 mil recém-nascidos internados em unidades de terapia intensiva e semi-intensiva. Legal, né?

Os impedimentos para ser uma doadora são esses:

- Ser portadora de doença infecto contagiosa (como hepatite e AIDS);
- Ser usuária de álcool ou outras drogas;
- Ser fumante;
* Quanto ao uso de medicamentos consulte o BLH.

Bom, para adiantar, liguei nesse BLH do Hospital Ipiranga e perguntei o que seria necessário para se tornar uma doadora. A atendente informou que somente é necessário um cadastro simples e todos os sábados passarão na sua casa: com os frascos para você encher ou para recolher o leite, sempre sábado e você agenda. Uma dica é ligar no BLH de interesse antes, pois, por exemplo, nesse do Hospital Ipiranga, o cadastro é feito por telefone mesmo, mas só após às 13h. Outra coisa: cada bairro tem o seu BLH, ligue na mais próxima da sua casa. Ainda sobre a ligação, a atendente enfatizou: estamos precisando muito de doadoras.

Em alguns BLHs você precisará ter o frasco de vidro com tampa plástica, para todas as dúvidas, eis as dicas abaixo:

Preparo do frasco
Lave bem o recipiente e coloque em uma panela com água para ferver por 15 minutos. Depois, deixe-o secar de boca para baixo em um pano limpo, sem enxugar. Quando ele estiver seco, você pode começar a coleta.

Coleta
Antes de começar, escolha um lugar limpo e confortável para sentar. Prenda os cabelos, lave as mãos e antebraços com água e sabão, seque em toalha limpa e, se possível, coloque máscara no rosto. Quando estiver pronta, massageie as mamas com as polpas dos dedos fazendo movimentos circulares no sentido da aréola para o corpo. Para realizar a ordenha, (sim, é essa palavra que eles usam) coloque os dedos polegar e indicador no local onde começa a aréola e empurre para trás em direção ao corpo. Comprima suavemente um dedo contra o outro, repetindo esse movimento várias vezes até o leite começar a sair. Os primeiros jatos devem ser desprezados. Outra dica: evite conversar durante o processo.

Armazenagem
Anote na tampa do frasco a data e a hora em que realizou a primeira coleta do leite e guarde-o fechado imediatamente no freezer ou no congelador. Se o frasco não ficou cheio, você pode completá-lo em outro momento. Para isso, use um copo de vidro previamente fervido, por 15 minutos, e escorra sobre um pano limpo até secar. Então, coloque o leite mais recente sobre o que já estava congelado. Guarde imediatamente o frasco no freezer. Com os potes completos, você pode ligar para um banco de leite humano. Atenção: o leite congelado deve ser transportado para o banco antes de completar 10 dias da data da primeira coleta.

Endereços

Existem BLHs por todo o Brasil, mas em São Paulo, você pode encontrar a lista completa nesse link:



05. BLH - HOSPITAL IPIRANGA (ESTADUAL)
Av. Nazaré, 28 – 8º andar – São Paulo – CEP: 04262-000
Fone: 2067-7866.

08. BLH - HOSPITAL SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL (ESTADUAL)
Rua Pedro de Toledo, 1800 – 1º andar – Saguão Principal – São Paulo - CEP: 04039-901
Fone: 5088-8172 / 8247.

09. BLH DA UNIFESP/EPM (FEDERAL)
Rua Loefgren, 2010 – Vila Clementino – São Paulo - CEP: 04040-003
Fone: 5539-0155.

10. BLH - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA USP (ESTADUAL)
Av. Professor Lineu Prestes, 2565 – Cidade Universitária – São Paulo - CEP: 05508-900
Fone: 3091-9252 / 9210 / 9409.

Beijos e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário