sábado, 1 de junho de 2013

Cólicas, e agora?


Olá mamães!

Quem está conseguindo descansar ou pelo menos curtir um pouco do sabadão? Para quem emendou, já são três dias em casa e espero que aproveitando muitoo. Falo isso porque meus planos eram esses, mas meu feriadão se resumiu a uma palavra: cama. Se não fosse uma festinha de aniversário, esses pezinhos não teriam visto a luz do dia.

Bom, o assunto de hoje é cólicas. Outro tema bem legal, porque parece que todo bebê tem, principalmente os novinhos, e a única coisa que entendia sobre cólicas eram as minhas, as menstruais.

Toda mamãe já deve ter se perguntado por que os bebês tem cólicas, principalmente aquelas que ouvem os choros constantes e desesperados sem nenhuma opção rápida para tentar aliviar a dor. Respondendo a isso, na verdade não se sabe exatamente o que provoca a cólica e também por que algumas crianças são mais suscetíveis às cólicas que outras. Uma das mais fortes hipóteses é a de que o sistema digestivo do bebê ainda é imaturo, o que faz a barriga doer em reação a algumas substâncias do leite materno ou do leite artificial. Existem outras três boas explicações: o sistema nervoso do bebê ainda não amadureceu e fica sensível demais, o bebê sente dor porque tem dificuldade de expelir gases e a de que o fumo durante a gravidez ou o convívio com alguém que fuma podem predispor a criança a ter cólica.

Explicado isso, é preciso dizer que o bebê com cólica não corre nenhum risco, mas é sempre bom consultar um médico para saber se é cólica mesmo ou se o que está causando o desconforto é outra coisa, como por exemplo, uma hérnia ou uma infecção. Os principais sintomas da cólica são esses:

- Crises de choro intenso, e é difícil acalmá-lo;

- Ele encolhe as perninhas e arqueia as costas para trás, estica-se e se espreme enquanto chora;

- Ele solta gases quando chora.

O problema é que quanto mais ele chora, mais ar ele engole, e mais gases e cólicas ele pode ter. Outro problema é que algumas mães não conseguem manter a calma vendo seus pimpolhos sentir dor, e imagino que isso deve realmente machucar,  já ouvi mães falarem que era o bebê chorando de um lado e ela dos outros. E isso é normal, ainda mais quando a mãe está sensível por causa de tantas mudanças hormonais, que já são motivo suficiente para ela chorar por horas e horas também.  Mas por incrível que pareça o meu conselho é esse: CALMA! Muito calma nessas horas mamães, quanto mais tenso ficar quem está cuidando do bebê, mais difícil será acalmá-lo.

A cólica não vai embora se você chorar, se culpar o marido ou se desesperar, a cólica pode ser desesperadora para a família, principalmente porque todos estão se adaptando à nova vida com o bebê, mas a doença costuma melhorar bastante entre os 3 ou 4 meses. O pico geralmente ocorre por volta de 6 semanas.

Voltando ao assunto do bebê engolir ar, é importante lembrar que eles também podem fazer isso quando são amamentados. Por isso, é importante colocar o bebê bem inclinado para se alimentar, arrotar após as mamadas e colocá-lo para dormir de lado.

Abaixo coloquei algumas dicas de especialistas para as mamães, mas, por favor, consultem sempre um médico:

Reação ao leite materno ou fórmula

- Se você está amamentando, pode experimentar fazer algumas mudanças na sua alimentação para ver se o bebê chora menos. Uma regra simples é a seguinte: procure eliminar os alimentos que causam gases em você. Entre os alimentos que se imagina que possam causar cólica estão: leite, chocolate, brócolis, couve-flor, repolho, feijão, cebola e comidas apimentadas. Mas lembre-se de que uma mãe que amamenta precisa se alimentar bem, e que o leite materno é o melhor para o bebê (bebês que tomam fórmula também têm cólica, isso é um fato!).

- Se seu bebê toma fórmula, pode ser que ele tenha alguma alergia ou intolerância a um componente do leite artificial. O pediatra pode prescrever uma fórmula especial.

Sistema nervoso imaturo ou sensível demais

- Segure o bebê no colo bem agarradinho, use um sling ou experimente enrolá-lo numa manta e experimente mantê-lo num ambiente sem muitos estímulos, com pouca luz e pouco barulho. Se você achar que segurá-lo no colo não está adiantando, tente colocá-lo por alguns minutos no berço.

- O bebê chora menos quando está em movimento, fato, então carregue-o com você num canguru ou sling, deite na rede com ele, passeie bastante ou balance o carrinho. No caso do choro desesperador da cólica, não adianta ficar se preocupando em acostumar mal o bebê.

- Barulhos constantes ou rítmicos, como o do ventilador, acalmam alguns bebês, sim!

- Chupar o dedo ou a chupeta podem acalmar o bebê, mas depende de você e você também pode fazer uma massagem leve.

Dor causada por gases

Você vai notar que o bebê se "espreme" e se contorce, e parece ter alívio quando solta um pum ou quando consegue fazer cocô. Ele também pode começar a chorar no meio de uma mamada.

- Ponha o bebê para arrotar depois de cada mamada e procure manter o bebê com a cabeça levantada na hora de dar de mamar. Se você amamenta o bebê, confira se ele está pegando o peito direitinho e experimente variar as posições de amamentar.

- Se você dá mamadeira para o bebê, tenha certeza de que ele não está engolindo ar. Veja se o furo do bico não está muito grande, e mantenha a mamadeira sempre bem levantada, com o bico totalmente preenchido de leite. Procure os bicos anatômicos e elaborados exatamente para diminuir a entrada de ar enquanto a criança mama.

- O pediatra (nada de automedicação) pode receitar uma medicação para ajudar o bebê a aliviar o acúmulo de gás na barriguinha.

- Tente colocar uma bolsa de água quente na barriga do bebê (sempre envolta numa toalha e com muito cuidado para não queimar o bebê, que tem a pele extra-sensível).

- Procure fazer movimentos de bicicleta com as pernas dele, como se ele estivesse “pedalando” ou massagear a barriga com delicadeza para estimular a evacuação, o que também pode ajudar. Todos esses procedimentos podem ser realizados durante 2 minutos cada um, de 4 a 5 vezes por dia, eles ajudam o bebê a não ter cólicas ou aliviar a dor na hora das crises. Mas atenção, você não precisa aplicar todos os procedimentos como se fosse um rodízio. Aplique um procedimento, se ele já for suficiente você não precisa realizar os outros.

Para os papais

Na hora da crise o calor ajuda na liberação dos gases que provocam a cólica. Colocar o bebê barriga com barriga com você com as perninhas encolhidas, de barriga no seu antebraço, uma bolsa térmica com água morna na barriga do pequeno ou massagear a barriguinha ajudam na eliminação da dor. Como os homens têm a temperatura do corpo um pouco mais elevada que as mulheres pode ser que as cólicas se resolvam mais rápido quando o bebê é colocado na barriga ou no antebraço do papai ou quando é o papai que faz as massagens.

E aqui tem um vídeo 25 minutinhos (vale a pena vai!) que vai repetir um pouco do que eu já falei, mas vai abordar de uma forma melhor que eu ;p

 
Novamente, espero ter ajudado as mamães e continuo aqui, firme e forte e aguardando novas sugestões por e-mail: claudiagonzales.jornalismo@gmail.com.

Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário